Educativo

As ações educativas são parte integrante e constitutiva do Projeto Saberes do Vale: Cultura e Educação no Vale do Paraíba.

Por isso, foi desenvolvido um Kit Educativo com propostas educacionais que se relacionam com as expressões da cultura popular registradas pelo projeto.

Composto pelo Material do Professor e por um Caderno de Atividades para serem desenvolvidas com os alunos, o Kit Educativo traz propostas de aula que dialogam com o conteúdo desta exposição virtual e, principalmente, com os documentários sobre cada saber-fazer. Com referência nas competências gerais da Base Nacional Curricular Comum – BNCC, essa proposta educativa permite desenvolver atividades que se relacionam com o currículo, mas também amplia esses horizontes, contribuindo para um aprendizado mais humano e contextualizado sobre as expressões da cultura popular da região do Vale do Paraíba.

Você pode baixar o material e usar à vontade! É possível seguir passo a passo cada atividade, mas também, se desejar, reinventá-las, de acordo com o contexto e as necessidades identificadas com seu grupo.

Downloads
baixe aqui o material do
Professor
baixe aqui o caderno de
Atividades
Saberes
NA ESCOLA
Participe! Se você é um educador que utilizou esse material junto a seus estudantes, compartilhe conosco a sua experiência respondendo a uma rápida pesquisa para relatar como o trabalho foi desenvolvido em sua escola ou instituição!
Participe

Bibliografia e referências

São muitas as referências bibliográficas que embasaram a construção e desenvolvimento do Projeto Saberes do Vale: Cultura e Educação no Vale do Paraíba. Cada uma das publicações relacionadas aqui contribuiu nesse percurso. Compartilhamos com vocês esse referencial para os que desejam saber mais sobre o tema. Boa leitura!

Principais publicações

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34. 2002.

BUENO, F. M. e SANTOS, Maria S. O Saber e o Fazer no Museu do Folclore II. São José dos Campos/SP: CECP/FCCR/Prefeitura Municipal de São José dos Campos, 2014.

CANDIDO, Antônio. Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1971.

CASCUDO, C. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais, Belo Horizonte:UFMG, 2002.

HAMPÂTÉ-BÂ, Amadou. A Tradição Viva. In: J. KI-ZERBO (coord.). Historia Geral da Africa I – Metodologia e Pré-História da África. São Paulo: Atica/Unesco, 1980. p. 181-218.

MEIRELES, Cecilia. Aspectos da Cerâmica Popular. Folclore.nº1 – vol.2 – 1953.

SANTOS, J. Donizetti. Brincando nos Campos do Vale. São José dos Campos/SP: Montanha Encantada, 2013.

SCHMIDT, Carlos Borges. Construções de taipa: alguns aspectos de seu emprego e da sua técnica. São Paulo: Secretaria da Agricultura, 1946.

WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Sites

ALMANAQUE URUPÊS
CECP – CENTRO DE ESTUDOS DA CULTURA POPULAR
EDUARDO LEISAN
FRANCISCO RUIZ LACAZ
GRUPO DE ESTUDOS PAISAGEM, TERRITÓRIO E CULTURA | UNITAU
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BNCC
MISTÉRIOS DO VALE
MUSEU DO FOLCLORE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
REDE PAULISTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
TERRITÓRIO DO BRINCAR

BAIXE A BIBLIOGRAFIA COMPLETA

DOWNLOAD