Personagens
Fazer seu brinquedo, sua arte, construir e reparar sua casa, plantar e cozinhar seus alimentos são práticas que constituem um modo de vida em direção à liberdade e autonomia dos grupos e pessoas.
Assim, os modos de plantar, cultivar e tratar o alimento (comer), as técnicas de construção de utensílios, móveis e moradias (morar), a criação de peças artesanais, o exercício da criatividade e a vontade de embelezar o mundo (criar) e o talhar de brinquedos e brincares (brincar) são experiências capazes de revelar valores e sentidos da cultura popular da região do Vale do Paraíba. E essas expressões evidenciam práticas, modos de fazer e maneiras de participar e experimentar o mundo.
A pesquisa revelou que os mestres e feitores, chamados aqui de Personagens, congregam uma rede de conhecimento, saberes e fazeres que se interconectam entre si, trocando informações e experiências. Nessa perspectiva, as dimensões do Brincar, Comer, Criar e Morar, podem ser analisadas de maneira independente, mas também estão relacionadas e entrelaçadas. É na hora de amassar o barro para fazer o pau a pique que as crianças pegam a massa de terra para fazerem pequenos bichinhos. O barro está presente tanto no brincar quanto na construção de pau a pique, na arte de figurar e na alimentação. O brão traz a brincadeira em forma de charada para aliviar a labuta do mutirão. Esses são apenas alguns exemplos de como essas dimensões da vida são inseparáveis e, mais do que isso, se alimentam e se enriquecem mutuamente quanto mais conectadas estiverem.
Esses saberes-fazeres também são passados de geração para geração. São famílias, amigos e vizinhos que compartilham conhecimentos, não só sobre técnicas e métodos de fazer, mas também sobre sua visão de mundo, suas crenças e valores. Por meio da memória e da oralidade, reinventam a tradição a todo momento, garantindo que essas expressões da cultura popular continuem vivas na região do Vale do Paraíba.
- Brincar
- Comer
- Criar
- Morar

Virgílio

Costa

da Paçoca



Cândida

Lili

Maria

Maria José

Ângela

Leisan


Tartaruga

Gino


da Taboa



Agenor

Louça

Paulo


Liano

Mira